Posso utilizar bateria automotiva em sistema fotovoltaico?

As baterias automotivas foram projetadas para suprir uma alta quantidade de energia necessária durante a partida do veículo, sendo que esta energia gasta é rapidamente reposta pelo alternador (baixa profundidade de descarga). No entanto, não podem sofrer descargas intensas e contínuas. Os sistemas fotovoltaicos demandam repetidamente cargas e descargas profundas das baterias. Caso se utilize baterias automotivas sob estas condições de operação, elas serão rapidamente inutilizadas.

A escolha da bateria ou do banco de baterias requer cálculos que dependem de cada projeto especifico, sendo comum o uso de baterias estacionárias.

Estas são baterias do tipo chumbo-ácido, fabricadas com placas mais espessas podendo ser regularmente carregadas e descarregadas entre 20% e 50% e até 80% de sua capacidade, dependendo de seu fabricante e de suas características. Existe uma relação direta entre a profundidade de descarga e o número de vezes que a bateria pode ser carregada e descarregada (ciclo de carga) durante sua vida útil, ou seja, quanto menor for a descarga maior será sua vida útil.