Category: Gerais

É obrigatório a instalação ser no telhado?

No caso dos painéis solares térmicos é conveniente que sejam instalados em um ponto mais elevado, usualmente o telhado. Os painéis solares fotovoltaicos podem ser instalados em terreno plano ou outra área disponível com as características mencionadas, mas em sistemas residenciais é instalado no telhado devido ao custo ser inferior.

Quais as condições ideais do local a ser instalado o sistema fotovoltaico?

Para maior eficiência do sistema, os painéis fotovoltaicos devem ser instalados em posição (inclinação e orientação) e altura determinadas de acordo com a localização da construção, preferencialmente orientado para o norte geográfico (diferente do norte magnético). Além disso, é necessário calcular a quantidade de energia demandada e a radiação solar recebida no local, a fim de definir o modelo e o tamanho dos painéis. A instalação requer, ainda, inversores (para transformar a corrente elétrica contínua em alternada) e baterias (no caso dos sistemas Off-Grid, em que é preciso armazenar a energia gerada ao longo do dia).

Porque comprar um sistema solar fotovoltaico?

Pois o sol é uma fonte de recursos abundante e a total disposição de qualquer pessoa, é uma energia renovável e limpa, a energia que for gerada e não utilizada é compensada em forma de créditos de energia, possui fácil instalação e rara manutenção, é um investimento seguro, pois a energia elétrica está se tornando cada vez mais necessária em nossas vidas, além de estar se tornando mais cara com o passar dos anos, e o mais importante é a contribuição para/com o meio ambiente.

O sistema solar fotovoltaico valoriza meu imóvel?

Com total certeza, nos Estados Unidos pesquisas revelam que o valor do imóvel valoriza entre 3% e 6% na hora da venda por possuir sistema solar fotovoltaico. Além de deixar com uma estética mais agradável e tecnológica, chamando assim maior atenção.

Os módulos solares resistem à chuva de granizo e outras intempéries?

Assista o Video

As células fotovoltaicas cristalinas que compõem a maioria dos painéis solares são realmente muito frágeis. Embora o vídeo demonstre o quão resistentes são os painéis solares fotovoltaicos a uma tempestade de granizo, você não deveria andar em cima deles ou passar com um carro por cima, pois isso pode criar microfissuras nas células fotovoltaicas dentro do painel solar que irão reduzir o desempenho (produzir menos energia).

Hoje em dia os painéis solares fotovoltaicos de alta qualidade geralmente vêm equipados com vidro temperado ou acrílico para proteger as células fotovoltaicas que ficam embaixo. Em condições específicas de teste estes painéis podem suportar chuva de granizo nas mais diversas formas possíveis, embora sejam projetados para condições meteorológicas extremas, isto não significa que eles podem suportar tudo que a Mãe Natureza vai fazer. A montagem correta do sistema de fixação é essencial para que o seu sistema de energia solar residencial realmente resista a ventos fortes, chuvas de granizo e não cause goteiras na sua casa.

Em outras palavras, o dano aos painéis solares por chuva de granizo é extremamente raro. Além do mais, os painéis solares não costumam ter impactos diretos durante a chuva de granizo devido aos ângulos inclinados dos telhados padrão onde eles são instalados, desta forma reduz-se ainda mais a possibilidade de danos por granizo.

A instalação dos sistemas fotovoltaicos é difícil?

Sistemas pequenos e isolados (Off-Grid), compostos por até 3 ou 4 painéis são de fácil instalação e menor risco. A instalação demora em média de 1 a 3 dias, variando conforme o tamanho do projeto, as dificuldades de acesso ao local de instalação e a complexidade.

Qual a área necessária para a instalação de um sistema fotovoltaico?

Depende do tamanho e características do sistema bem como da forma como eles deverão ser montados nos arranjos. Um sistema de 1 KWp ocupa uma área de aproximadamente 7 m2 de painéis. No entanto, se estiverem inclinados sobre uma superfície plana como uma laje, um painel pode fazer sobra sobre o outro e eles deverão ficar afastados, exigindo uma área até duas vezes maior. Tais valores variam dependendo do projeto específico.

É necessária alguma adaptação em minha casa, empresa ou indústria?

Não, você pode utilizar a fiação elétrica já existente da sua casa, empresa ou indústria, bem como o seu telhado ou laje para fixação dos painéis. A concessionária deverá trocar o relógio de força por um relógio bidirecional. Caso você ainda não tenha construído sua casa ou empresa, o ideal seria que o telhado fosse voltado para a linha do equador (ou Norte, na maior parte do Brasil) para melhor aproveitamento da energia solar.

Há diferença entre coletor e módulo solar?

Sim. Enquanto o módulo solar converte a luz (espectro visível) em energia elétrica, o coletor solar utiliza o calor (radiação infravermelha) para gerar aquecimento (de água, normalmente).

A tecnologia solar fotovoltaica é recente?

A tecnologia data de meados de 1970, mas está em constante evolução. No Brasil, ainda é muito pouco utilizada se comparada com países como Alemanha, Espanha ou Estados Unidos.

Posso produzir energia solar fotovoltaica em minha casa, empresa ou indústria?

Sim e esta é uma das aplicações mais utilizadas em todo o mundo. O sistema funciona de forma integrada com a rede elétrica e o consumidor pode trocar energia com esta rede, pagando apenas a diferença entre seu consumo e a produção própria de energia.

Caso você não tenha acesso à rede elétrica é possível fazer um sistema isolado (Off-Grid). Neste caso, o sistema precisará de baterias para armazenar a energia para a noite e dias nublados.

Quais os tipos de sistemas de energia solar? Qual o tipo certo para mim?

Os sistemas podem ser Térmicos (para aquecimento) ou Fotovoltaicos (para energia elétrica). A energia solar térmica serve para chuveiros, piscinas, aquecimento de ambientes ou processos industriais. Já o sistema fotovoltaico pode ser utilizado tanto para locais remotos ou sem energia, sendo chamados de sistemas Isolados ou Off-Grid, quanto para locais com acesso à energia elétrica para redução do consumo, sendo então chamados de sistemas conectados à rede ou Grid-Tie.