ACATS assina parceria com ENGIE Solar para produzir energia em supermercados

Energia-solar-Engie-Solar-e-ACATS
ACATS e ENGIE Solar assinam parceria para viabilizar a produção de energia solar com painéis fotovoltaicos nos telhados de supermercados.

A ACATS (Associação Catarinense de Supermercados) e a A ENGIE Solar, braço da ENGIE Brasil Energia (ex-Tractebel Energia), assinaram parceria nesta quarta-feira, dia 14, para viabilizar a produção de energia solar com painéis fotovoltaicos nos telhados de supermercados. Hoje, a energia elétrica já representa o segundo maior custo de um supermercado, perdendo apenas para a folha de pagamento.

O presidente da ACATS, Paulo César Lopes, do Supermercado Central, de Blumenau, diz que “essa despesa chega a representar até 3% do faturamento do supermercado, em alguns casos”. Segundo ele, nos horários de pico, principalmente entre 18h e 21h, a maioria dos supermercados usa geradores próprios para evitar a sobrecarga no sistema elétrico.

A parceria é inédita no Brasil e o projeto de eficiência energética quer incentivar os supermercados de Santa Catarina a gerarem sua própria energia elétrica. O acordo prevê a oferta de soluções de crédito aos supermercadistas que optarem pela implantação dos painéis fotovoltaicos. O diretor comercial da ENGIE Brasil, Gabriel Mann dos Santos, diz que a energia caminha para ser descentralizada. “O cliente vira produtor e consumidor de sua própria energia”, afirma.

Além do aspecto econômico, diz o diretor comercial da ENGIE Solar, Paulo Thomazoni, a parceria vai oferecer condição ímpar para que os supermercadistas materializem de uma forma concreta o conceito de sustentabilidade e se juntem à tendência. Já existe um movimento de supermercados predispostos a adotar esta solução nos próximos anos, de acordo com o diretor de Operações da ENGIE Solar, Rodrigo Kimura. “Os painéis fotovoltaicos já são uma commoditie”, afirma.

A parceria com a ACATS possibilita a aquisição e instalação dos painéis de forma coletiva. “A compra em maior escala possibilita uma redução significativa no custo dos projetos, tornando a solução solar fotovoltaica bastante atrativa”, diz. “Os sistemas de geração solar fotovoltaica têm vida útil superior a 25 anos e, dependendo das condições locais de instalação, é possível chegar a uma redução de até 95% nas despesas com energia”, esclarece.

O diretor executivo da ACATS, Antônio Carlos Poletini, diz que o objetivo é mostrar a importância da iniciativa aos cerca de 550 supermercadistas associados ativos com 900 lojas nas 10 regiões metropolitanas de Santa Catarina. “Desde o ano passado, a ACATS investe em seu Programa de Eficiência Energética (PEE) com cadastro e dados de consumo das empresas associadas”, salienta. “A iniciativa servirá de exemplo para todo o País”, Kimura.

A ENGIE Solar foi criada este, a partir de uma joint venture entre a ENGIE, empresa líder mundial no setor de energia, e o Grupo Araxá Solar, um dos pioneiros no segmento e referência nacional em Geração Solar Distribuída, atuando no Brasil desde 2011. A ENGIE Solar oferece soluções de energia solar fotovoltaica para residências, comércios e indústrias.

Fonte: Economia SC