Balneário Camboriú terá parquímetros movidos a energia solar

Na primeira fase serão instaladas 50 máquinas com previsão de funcionamento em outubro

A cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, terá parquímetros do novo sistema de estacionamento rotativo da cidade totalmente movidos à energia solar. Nessa primeira fase da zona azul do município, serão instaladas aproximadamente 50 máquinas, com capacidade para atender 1000 vagas. Os equipamentos estão em fase de instalação e a ideia é que entrem em operação em outubro.

O gestor do departamento de Trânsito de Balneário Camboriú, Fernando Marchiori, explicou que os parquímetros serão colocados apenas numa parte da zona azul, como em ruas que tenham calçadas com menos de dois metros de largura, para não atrapalhar a mobilidade. Na segunda fase do novo sistema administrado pela prefeitura serão instalados outros 90 parquímetros.

Os testes finais de sinal de telefonia móvel para os aplicativos já foram realizados e também do chamado índice de insolação nos pontos onde serão instalados os parquímetros fotovoltaicos, já que existem muitos prédios na cidade que interferem na quantidade de luz do sol que chega nos painéis de captação de energia.

A forma de comercialização dos créditos para a zona azul também está em fase de planejamento com o comércio da região. “Haverá cadastramento dos pontos de venda situados em comércios em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)”, informa Fernando Marchiori.

Os primeiros parquímetros ficarão entre as ruas 1001 e 1822, nos trechos entre a avenida Atlântica e as avenidas do Estado Dalmo Vieira e 3ª avenida, que contam com zona azul.

O valor cobrado pela vaga de estacionamento será de R$ 2 a hora. O motorista poderá comprar os créditos pelos parquímetros ou por um aplicativo para celular e também pelos pontos de venda.

Segundo o departamento de trânsito, a previsão é a de que no início da temporada de verão todas as 2500 vagas para carros e as 300 vagas para motocicletas já estejam em funcionamento entre a rua 1001 e a rua 2000. O número de vagas da zona azul não chega a 10% do total de vagas das 30 mil vagas de estacionamento que existem na cidade.

Fonte: Portal Solar