Bateria solar híbrida recarrega sem precisar de painel solar

Bateria solar

painel-de-energia-solar

Usar pequenos painéis solares para recarregar baterias de celulares e outros aparelhos é uma ideia que não pegou porque a coisa toda fica grande e desajeitada – você conseguiria carregar tudo sem problemas, mas provavelmente não iria querer.

Andrea Paolella, da Universidade McGill, no Canadá, resolveu então apostar em uma tecnologia alternativa: uma bateria que se autorecarrega usando energia solar.

painel-de-energia-solar

Ele descobriu que o catodo – o polo positivo – das baterias comuns de íons de lítio pode se tornar sensível à luz se forem incorporados nele os corantes que são a base das células solares orgânicas, do tipo DSC (sigla em inglês de “células solares sensibilizadas por corantes”).

“Em outras palavras, nossa equipe foi capaz de simular o processo de recarregamento usando luz como fonte de energia,” disse ele.

Sistema híbrido solar-bateria

Tendo construído um eletrodo que absorve a luz e produz as cargas, a equipe agora precisa fazer a outra metade do trabalho – construir um anodo compatível, o polo negativo, que seja capaz de armazenar essas cargas.

“Eu estou otimista e acredito que teremos um dispositivo totalmente funcional,” disse Paolella. “Falando teoricamente, nosso objetivo é desenvolver um novo sistema híbrido solar-bateria, mas dependendo da potência que ele possa gerar quando o miniaturizarmos, nós podemos imaginar aplicações práticas para aparelhos portáteis, como celulares.”

O pesquisador não é o único que está entusiasmado com a possibilidade. Para realizar a parte que falta do trabalho, a equipe recebeu um financiamento de 564 mil dólares do conselho de pesquisas do Canadá (NSERC) e já aceitou uma parceria da estatal de energia Instituto Hydro-Québec.

Outras equipes já desenvolveram baterias solares, mas com tecnologias mais difíceis de miniaturizar.

Fonte: Inovação Tecnológica