BOS inaugura novo sistema de energia solar

Sistema foi apresentado nesta quarta (7) – FÁBIO ROGÉRIO

O Instituto Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) realizou, na manhã desta quarta-feira (7), a apresentação do novo sistema de energia solar. O sistema, instalado no novo prédio do BOS na rua Vicência Faria Versage, torna o espaço a única unidade de saúde da região a gerar energia elétrica capaz de suprir toda a sua necessidade. O prazo de retorno do investimento feito no projeto é de cinco anos, com economia superior a R$ 50 mil ao ano.

Conforme explica Luiz Cláudio Rosa, da empresa Viridian — responsável pelo projeto — a capacidade da instalação é de 80.00 kWh de energia ao ano. O sistema envolve a instalação de placas de energia solar fotovoltaica no telhado do prédio, inversores, quadro de distribuição e medidor de energia. O empresário destaca que todos podem ser geradores de energia, seja empresas, residências ou indústrias.

Aqueles que optam por aderir ao programa de geração de energia podem abater da conta de luz o volume de energia produzido pelos painéis solares. Quando o consumo é menor que a quantidade de energia produzida, a diferença se torna um crédito. Como o cliente ainda recebe uma fatura — pois precisa utilizar a energia da concessionária durante a noite — esse “desconto” é utilizado para abater esse valor da conta.

Para o superintendente do BOS, Edil de Souza, a sustentabilidade e economia financeira foram fatores decisivos para optar pela geração de energia limpa. “Hoje temos a sustentbilidade como um valor da instituição”, afirma. Ele ressalta que a otimização dos recursos da instituição permite ainda a realização de investimentos e melhorias. O BOS é uma instituição sem fins lucrativos que realiza atendimentos desde 1979.

O novo espaço do BOS — que colocou o sistema em funcionamento no mês passado — foi inaugurado em outubro de 2017. O instituto é formado pela Clínica Popular, pela diretoria do BOS e pela área de ensino médico.

Fonte: Cruzeiro do Sul