Carro movido a energia solar quer bater recorde de velocidade

A ideia de um carro movido a energia solar está longe de ser nova mas isso não impediu o laboratório PROVE Lab (da Universidade Estatal Politécnica da Califórnia) de se lançar na construção de um carro solar verdadeiramente radical. Não usa baterias e não “sonha” com a produção em massa. O único objectivo deste carro (e da sua equipa) é bater o recorde de velocidade para um carro alimentado apenas por energia solar.

Denominado Dawn, este protótipo demorou cerca de três anos a construir, conta com uma carroçaria de fibra de carbono, dois joysticks para controlar a direcção, quatro rodas de bicicleta de alto rendimento e claro, um painel de 605 células solares que garantem uma potência total de 2,5 kW. Segundo os seus criadores, é capaz de aproveitar 97% da energia gerada e transformá-la em velocidade.

Para o recorde ser batido é necessário que este Dawn cumpra uma milha (1,60 quilómetros) em ambas as direcções dentro de uma hora e com uma velocidade superior a 90 km/h. Este “número” não deve ser problema, já que o Dawn atingiu os 105 km/h durante os testes.

 

Fonte: Aquela Máquina