Chernobyl pode virar estação solar

Terra devastada pode virar fonte de energia renovável para a Ucrânia.

Chernobyl_Predios

O palco da maior catástrofe nuclear do mundo pode virar a maior fonte de energia renovável do planeta. Segundo reportagem publicada no The Guardian, o governo da Ucrânia está tentando desenvolver um projeto para transformar a terra devastada de Chernobyl em uma estação de energia solar com painés fotossensíveis e térmicos.

O projeto faz sentido: a terra é abundante e barata: são 1000 km² evacuados e toda a construção ocuparia apenas 60 km². Além da terra abandonada e barata, estudos comprovaram que toda a instalação energética e elétrica da região permaneceram intactas.

Se tudo der certo, poderia ser gerado até 1.400 MW de potência, cerca de um terço do que era gerado pela usina nuclear da região antes do desastre de 1986. O governo ucraniano está procurando parceiros para financiar o projeto.

Existe um grande problema, porém: Chernobyl permanece inabitável e irá permanecer assim por séculos. Construir na área já é um risco de saúde, mas contornável. O problema é que esta estação precisaria de manutenção, por exemplo, e ainda não ficou claro se seria viável mandar pessoas esporadicamente até a zona de quarentena.

Fonte: Mais Goiás