Competição com barcos movidos à energia solar será atração em Búzios, no RJ

Evento reúne equipes do Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Edição de 2016 de competição de barcos movidos a energia solar também foi realizada em Búzios — Foto: Site Desafio Solar Brasil

Acontece nesta terça-feira (11), em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, uma competição de barcos elétricos movidos à energia solar. A abertura será às 16h30 na Praça Santos Dumont, no Centro.

O evento Desafio Solar Brasil 2018 vai reunir 400 estudantes e 20 professores de vários estados. O objetivo é estimular e popularizar novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável.

Este ano, participarão 16 equipes e 18 embarcações representando os estados do Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A programação inclui oficinas para estudantes da rede pública de ensino. As escolas municipais Professor Darcy Ribeiro e Paulo Freire vão receber 16 diferentes oficinas nesta quarta (12) e quinta-feira (13), nos períodos da manhã, tarde e noite.

O Desafio Solar Brasil é uma parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides), com a Prefeitura de Búzios.

A equipe vencendora da regata será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas à energia solar.

Fonte: G1