Competição global procura 15 startups para transformar o mercado de energia elétrica

Programa EDP Open Innovation levará selecionadas para Portugal; negócios podem receber até 50 mil euros de investimento

Startup Brasileira Delfos foi a vencedora no ano passado. Foto: Divulgação

SÃO PAULO – Empreendedores com soluções para a área de energia elétrica podem se cadastrar para o programa EDP Open Innovation. A iniciativa é da Energias de Portugal (EDP), empresa do setor energético que também atua no País. As 15 melhores equipes serão aceleradas em Lisboa e o melhor grupo ainda vai receber 50 mil euros.

O programa tem três etapas. Inicialmente, os interessados devem se candidatar até o dia 23 de agosto. Os grupos serão avaliados por um júri formado por representantes da EDP e do Grupo Impresa, empresa de comunicação parceira da companhia na edição deste ano.

As 15 melhores equipes serão levadas para um programa de aceleração em Portugal, no qual terão a chance de desenvolver e testar seus negócios. Em outubro, acontece a última etapa, onde três dessas equipes apresentarão suas soluções em um evento que acontece em Lisboa e daí sairá a startup vencedora.

No ano passado, a startup brasileira Delfos Predictive Maintenance, de Fortaleza, foi a vencedora. A empresa nascente criou um sistema que monitora, analisa e antecipa possíveis problemas em turbinas de energia eólica. Atualmente, a empresa colabora com a EDP Inovação e com a EDP Renováveis no desenvolvimento de um projeto piloto.

Fonte: DCI