Concurso selecionará projeto para instalar árvore solar com wi-fi e tomadas para o Jardim do Baobá

Concuso da Celpe escolherá projeto para instalar o equipamento; estudantes universitários e de cursos técnicos podem se inscrever.

Estrutura semelhante a uma árvore será instalada no Jardim do Baobá; modelo já funciona no Ceará
Foto: Divulgação/UECE

Jardim do Baobá, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, ganhará uma árvore solar com tomadas para carregamento gratuito de celulares e internet wi-fi. O Concurso Árvore Solar 2018 para selecionar projetos de estudantes universitários e de cursos técnicos para implantar a estrutura de geração solar fotovoltaica semelhante a uma árvore é promovido pelas distribuidoras do grupo Neoenergia, entre elas a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

O equipamento de geração solar é uma composição vertical com placas fotovoltaicas – painéis solares usados para captar a energia do sol – dispostos de forma semelhante a galhos de uma árvore. Serão selecionados quatro projetos nos estados atendidos por empresas do grupo Neoenergia: Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e municípios do interior de São Paulo. O primeiro colocado será premiado com uma viagem de três dias a Fernando de Noronha.

Estudantes universitários dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil e Arquitetura serão aceitos, assim como alunos dos cursos técnicos em Eletrotécnica, Eletrônica, e Controle e Automação.

Cada equipe deverá ter cinco estudantes de uma mesma instituição de ensino orientados por um professor. As inscrições das equipes estão abertas até o dia 30 de setembro e podem ser realizadas pelo e-mail eficiencia@neoenergia.comconforme o edital.

Os trabalhos devem apresentar como requisitos fundamentais estruturas on-grid, com altura mínima de três metros da base da árvore até os módulos e potência de 2,5 a 3,3 quilowatt pico (kWp). Todos os demais critérios e orientações podem ser encontrados no edital. O resultado será divulgado até o dia 30 de novembro nos sites das companhias distribuidoras da Neoenergia.

Fonte: Folha pe