
As empresas instaladoras que atuam no segmento fotovoltaico brasileiro têm promovido uma verdadeira revolução na geração solar distribuída no País. Por mais que os fabricantes de equipamentos, os integradores e os distribuidores tenham uma participação importante, são os instaladores que têm impulsionado o crescimento econômico e sustentável do mercado.
Na avaliação do CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer, o capital humano ainda é o grande diferencial no mercado brasileiro de energia solar distribuída. “Embora a tecnologia fotovoltaica tenha evoluído significativamente no Brasil e no mundo, com avanços no processo de fabricação, queda no preço dos equipamentos e recordes constantes de eficiência dos geradores, o mercado é fortalecido pelos instaladores, que estão na linha de frente com os clientes e consumidores”, diz.
Levantamento do Portal Solar dá conta de que existam no País cerca de 12 mil empresas de instalação, espalhadas por todo o território nacional e responsáveis pela disseminação da tecnologia fotovoltaica junto aos consumidores brasileiros. Somente nos últimos 12 meses, essas companhias geraram aproximadamente 8 mil empregos no País.
Também instalaram cerca de 920 megawatts nos telhados e pequenos terrenos de residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos. Ao todo, são cerca de 100 mil sistemas em operações no País, que beneficiam mais de 108 unidades consumidoras.
“O mercado de energia solar distribuída cresce a a uma taxa de cerca de 500 novas empresas por mês no Brasil, com a perspectiva de chegar no fim do ano com aproximadamente seis mil companhias entrantes no segmento fotovoltaico nacional”, comenta Meyer. “Embora o mercado de geração solar distribuída seja ainda muito novo no País, as previsões mais conservadoras dão conta de que, em questão de dois anos, será o maior dentro do setor elétrico”, conclui.
Fonte: Portal Solar