EDP pretende instalar 10 mil painéis solares a flutuar nas águas do Alqueva

A EDP-Gestão da Produção de Energia, S.A pretende instalar um Sistema Fotovoltaica Flutuante (SFF) em plena barragem do Alqueva.

O Estudo de Incidências Ambientais do Sistema Fotovoltaico Flutuante do Alqueva está até ao final do mês em consulta pública.

Este projecto prevê a instalação de um Sistema Fotovoltaico Flutuante (SFF) com 4 MW de potência nominal, na albufeira de Alqueva, numa zona imediatamente a montante da barragem, nomeadamente nas freguesias “União das freguesias de Amieira e Alqueva” (concelho de Portel) e “União das freguesias de Moura (Santo Agostinho e São João Baptista) e Santo Amador” (concelho de Moura).

O sistema será constituído por aproximadamente 10 000 painéis solares fotovoltaicos, dispostos sobre flutuadores, ocupando uma área rectangular de cerca de 3,91 ha. Esta área rectangular será repartida em cinco grupos de painéis, com um intervalo de 13,5 m entre si, para circulação e instalação de equipamentos eléctricos.

No que respeita a postos de trabalho, na fase de construção prevêem-se a criação directa de até cerca de 30 postos de trabalho.

Fonte: O Digital