Em Lages, sustentabilidade é parte do currículo das escolas municipais

Experiência foi apresentada na última reportagem da série ‘Falando de Sustentabilidade’ no Bom Dia SC.

Alunos da rede municipal em Lages têm sustentabilidade no currículo da escola (Foto: Reprodução NSC TV)

Em Lages, na Serra catarinense, a sustentabilidade virou disciplina em todas as escolas municipais. Atitudes como usar a água da chuva para irrigar as plantas e o lixo seco para construir brinquedos fazem parte da rotina de crianças e adolescentes, como mostrou a última reportagem da série Falando de Sustentabilidade do Bom Dia Santa Catarina.

“Nosso lema é ‘Nossa escola é cheia de vida’, é um envolvimento de todos no processo, desde as crianças, funcionários, comunidade e famílias, como parceiros”, explicou Andréia Aparecida Mendes, diretora de escola.

“Como os alunos são disseminadores, levam este conhecimento para casa, as práticas se tornam mais visíveis, saem dos muros escolares ”, afirmou Karine Souza, coordenadora da iniciativa.

Os estudantes mais velhos ajudam os mais novos a entender o que precisa ser feito. Eles separam o lixo orgânico para fazer a compostagem, por exemplo. A preocupação desses alunos é respaldada pelo pacto assinado por 193 países da Organização das Nações Unidas (Onu) para que até 2030 sejam cumpridos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, como erradicar a pobreza, diminuir a fome, aumentar a participação das mulheres nos governos e conservar os oceanos.

“Nosso objetivo é desafiá-los a intervir diante de todo esse aprendizado para que eles possam fazer a diferença e usufrir disso no presente para que a gente possa garantir um futuro”, afirmou a coordenadora.

Produção especial

Com seis reportagens, a série Falando de Sustentabilidade apresentou também como as leis de incentivo podem contribuir para tornar programas sociais sustentáveis.

A série exibiu ainda um panorama da produção de energia limpa, como eólica e solar em Santa Catarina. A série mostrou como a reciclagem pode gerar emprego e renda.

Outra reportagem mostrou uma família de Florianópolis que optou por ter hábitos saudáveis e dividir as tarefas dentro de casa como uma forma de ter uma vida sustentável.

A série exibiu ainda a experiência de outra família da capital que há um ano se desafiou a produzir menos lixo e comprar produtos com menos embalagens.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/bom-dia-santa-catarina/videos/v/falando-de-sustentabilidade-escola-da-serra-tem-sustentabilidade-no-curriculo/6255195/

Fonte: G1