Energia solar é o mercado de fonte renovável que mais emprega no mundo

Tecnologia fotovoltaica responde por um terço do fluxo de trabalho no setor e empregou 11 milhões de pessoas em todo o mundo em 2018

O mercado de energia renovável empregou 11 milhões de pessoas em todo o mundo em 2018. Os dados são da International Renewable Energy Agency (IRENA). De acordo com a sexta edição do relatório Renewable Energy and Jobs, a energia solar continua como a principal empregadora entre as tecnologias de energia renovável, respondendo por um terço do fluxo de trabalho do setor.

Enquanto os países que concentram a maior parte do mercado de energia fotovoltaica, como China, Estados Unidos, Japão e União Europeia, perderam postos de trabalho em 2018, o emprego cresceu na Índia, sudeste da Ásia e no Brasil.

No geral, segundo o relatório, em 2018 foram criados 700 mil novos postos de trabalho na cadeia de produção global de energia renovável na comparação com o ano anterior. Os países asiáticos compartilham 60% dos postos de trabalho desse segmento. Somente a China é responsável por 39% de todos os postos de trabalho do segmento no mundo.

Os empregos estão concentrados na China, Brasil, Estados Unidos, Índia e a União Europeia. Segundo o relatório, as exportações têm grande importância para a criação de postos de trabalho em países que atuam como centros de produção regionais ou globais.

Porém, os perfis comerciais dos países variam de acordo com a tecnologia de energia renovável. Enquanto a China é o maior exportador no campo da energia solar fotovoltaica, as empresas de energia eólica atendem principalmente o mercado interno.

Fonte: Portal Solar