Energia solar ganha espaço no Brasil

A principal vantagem da energia solar fotovoltaica é o uso de recurso renovável e limpo. Além disso, a tecnologia tem longa vida útil, fácil manutenção e rápido retorno de investimento.

IMAGEM DE 2383079 POR PIXABAY

Dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), órgão que controla o consumo de energia no Brasil, apontam que a energia solar ultrapassou 1 Gigawatt (GW) em 2019. O número consolida a modalidade de energia fotovoltaica no Brasil como alternativa ao consumo convencional de energia elétrica e acelera os passos rumo ao desenvolvimento sustentável.

A energia solar fotovoltaica consiste na instalação de placas solares nos telhados de casas, condomínios, empresas e demais construções. Elas são responsáveis por captar a luz e transformá-la em energia elétrica, usando um recurso limpo e renovável e evitando a construção de hidrelétricas.

As vantagens de energia solar

A principal vantagem da energia solar fotovoltaica é o uso de recurso renovável e limpo. Além disso, a tecnologia tem longa vida útil, fácil manutenção e rápido retorno de investimento.

A energia solar fotovoltaica também é responsável pela valorização de imóveis, visto que a procura por construções sustentáveis vem crescendo no Brasil e no mundo. Isso abre novas oportunidades, inclusive para construtoras que lançam novos empreendimentos já com a tecnologia.

economia na conta de luz também é visível. Em geral, famílias acabam pagando somente a taxa mínima cobrada pela companhia de energia.

Como funciona a energia solar

A incidência do sol nas placas instaladas nos telhados faz com que seja produzida energia elétrica. É importante saber que, mesmo em dias nublados, é possível produzir energia solar.

Esse, aliás, é um dos mitos que mais prejudicam a sustentabilidade. Muitas pessoas acreditam que as placas fotovoltaicas não funcionam em regiões mais frias, mas a verdade é que é possível gerar energia por meio do sol em qualquer lugar.

O importante é manter as placas limpas e contar com uma empresa de confiança para realizar o projeto e a instalação no melhor local.

Caso a energia não seja consumida durante o dia, ela é armazenada na rede concessionária, fazendo com que você tenha créditos para utilizar durante a noite, por exemplo.

Como financiar projetos de energia solar

Embora muitos não saibam, é possível financiar projetos de energia solar. Algumas empresas podem parcelar o saldo em até 144 vezes, facilitando a instalação por parte de pequenas, médias e grandes empresas.

Pode ser financiado até 100% do projeto. Essa é uma forma de contribuir para que residências e empresas tenham acesso à tecnologia e contribuam com um mundo mais sustentável.

A ANEEL, no entanto, tem sugerido que o subsídio para locais com energia solar seja diminuído. A resolução tem passado por audiências públicas e ainda não está definida.

Fonte: RIC Mais