Energia solar será a mais promissora nos próximos anos, diz pesquisa

Dentre o acelerado crescimento das energias renováveis no mundo, a solar deverá ser destaque por sua maior disponibilidade

O crescimento das iniciativas governamentais e a maior preocupação ambiental vão acelerar a procura pelas energias renováveis no mundo. Dados compilados pela Cooked Research estimam que o mercado global de energia renovável cresça a uma média de 8,53% entre 2019 e 2027. Nesse cenário, a energia solar é a mais promissora por estar muito mais disponível.

Segundo estudo, as fontes de energia eólica e hidrelétrica precisariam estar localizadas onde esses elementos ocorrem com frequência, como montanhas altas ou ao longo das costas, respectivamente. Por outro lado, a energia solar pode ser facilmente aproveitada, por meio de painéis que coletam energia para armazenamento.

Em casos de dias nublados ou de chuva, existem soluções de armazenamento que coletam a energia dos painéis durante o dia, ou sempre que o sol está brilhando para usá-la durante a noite, ou em dias nublados, permitindo aos consumidores um fornecimento contínuo.

“Há muitas razões para promover a participação da fonte solar no mercado de energia. Esta fonte está aumentando em popularidade porque é versátil com muitos benefícios para as pessoas e o meio ambiente”, disse à imprensa a ecologista Vijayalaxmi Kinhal. “A energia solar certamente desempenhará um papel importante na economia e no meio ambiente, ajudando as pessoas social e economicamente, além de criar empregos e estimular pesquisas”, complementou.

Fonte: Portal Solar