Escola de Lagoa Bonita do Sul inaugura sistema para captação de energia solar

O primeiro projeto de sistema fotovoltaico em uma escola estadual no Rio Grande do Sul será inaugurado nesta sexta-feira (12). A solenidade ocorre às 16h, na Escola de Ensino Médio José Luchese, em Lagoa Bonita do Sul, com a presença do governador José Ivo Sartori. O projeto, até então inédito, consiste na instalação de painéis para captação da radiação solar e geração de energia elétrica. A expectativa é que a escola, que possui 259 alunos, possa reduzir em até 80% o consumo de luz.

Escola Melhor: Sociedade Melhor

A instalação do sistema foi possível com a parceria firmada entre o estabelecimento de ensino e a empresa JTI, pelo programa estadual Escola Melhor: Sociedade Melhor.

O programa possibilita a pessoas físicas e jurídicas contribuir para escolas da rede estadual, com a doação de equipamentos e serviços. Atualmente, 302 instituições de ensino já aderiram à iniciativa, visando melhorar a qualidade de suas estruturas físicas.

Outras melhorias

Pela Consulta Popular 2015/2016, a escola também recebeu uma verba de R$ 31.128,75 para aquisição de mobiliários e equipamentos. A direção já foi orientada sobre como efetuar os procedimentos para as aquisições.

Fonte: Governo do RS