Estudo aponta para crescimento de 6500% da energia solar até 2050

A energia solar é sem sombra de dúvidas a fonte de energia renovável mais promissora para um futuro mais verde.

A energia solar cresce globalmente e não existe num país onde esta fonte de energia não se esteja a propagar.

Se olharmos para a China, conseguimos saber que apenas este país produziu 118 terawatts de energia com origem em painéis solares fotovoltaicos no ano de 2017.

Algumas entidades governamentais já ameaçaram com banir os combustíveis fósseis, na sequência deste tipo de ações, o crescimento da energia solar parece não ter fim.

Segundo um relatório agora apresentado da DNV ao qual foi dado o nome de Energy Transition Outlook 2018, afirma que a energia solar deverá crescer 65 vezes até ao ano de 2050, nessa altura esta fonte de energia renovável terá crescido uns incríveis 6500% quando comparado com a atualidade.

IMAGINE SÓ UM CRESCIMENTO DE 6500%, ALGUÉM DÚVIDA DA POTENCIALIDADE DA ENERGIA SOLAR.

Será que esta energia vai derrubar todas as outras fontes renováveis, nomeadamente a energia eólica que neste momento tem enormes custos para todos os consumidores devido aos benefícios governamentais?

Gráfico Evolução Fontes Energia 1980-2050

O relatório Transition Outlook 2018 indica que a capacidade em energia solar aumenta 100 GW por cada ano, valor que em 2050 poderá atingir os 18 895 GW.

Em simultâneo o relatório também afirmar que felizmente nessa altura as nossas necessidades energéticas serão menores já a partir de 2030, isto devido aos efeitos derivados da eficiência energética.

Um outro dado bastante importante é que o estudo estipula que o pico de consumo de petróleo acontecerá já em 2020, é incrível, não é?

Recomendamos que leia o relatório da DNV, pois é bastante interessante perceber como a nossa forma de vida vai mudar com a mudança da necessidade energética, clique aqui para fazer o download do relatório Transition Outlook 2018.

Fonte: Portal Energia