Moda Center Santa Cruz vai investir R$ 5 milhões em energia solar

Moda Center recebe a terceira edição do Estilo Moda Pernambuco (EMP).

Hoje, Moda Center de Santa Cruz tem 92 painéis fotovoltaicos
Foto: divulgação

Novos comportamentos de consumo, inclusão na moda e modelos limpos de produção têxtil serão discutidos na terceira edição do Estilo Moda Pernambuco (EMP), que vai abordar o tema Moda e Sustentabilidade. Com início na próxima quinta-feira, no Centro de Eventos do Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do Estado, a expectativa é de que o evento receba 50 mil visitantes em quatro dias, de 26 a 30/7.

Além de ser a sede do EMP, o Moda Center Santa Cruz também dá exemplo de sustentabilidade. Nos próximos cinco anos, planeja investimento de R$ 5 milhões em painéis fotovoltaicos para usar 100% de energia solar. Hoje, cerca de 10% da energia usada no local vem da fonte alternativa, que abastece o centro administrativo.

“Em 2019, vamos retomar o projeto e aumentar para 20% o percentual de aproveitamento de energia solar. Nossa ideia é expandir até o Moda Center se tornar autossustentável na produção de energia. Esperamos alcançar isso em cinco anos. Outra ação sustentável que adotamos é a reciclagem de quase 100% dos resíduos sólidos. Hoje, o consumidor faz apelo às empresas para adotarem atitudes sustentáveis, então, a discussão no Estilo Moda Pernambuco vai agregar valor ao polo de confecções”, explica o síndico do Moda Center, Allan Carneiro.

Durante o evento, palestras, desfiles e capacitações vão envolver a cadeia produtiva local. Na abertura, o estilista Alexandre Herchcovitch vai falar sobre novos comportamentos de produção e consumo de moda.

Outro destaque é a apresentação do estilista Ronaldo Fraga sobre moda brasileira, indústria e processo de criação, na próxima sexta-feira. Ele foi eleito um dos sete estilistas mais inovadores do mundo pelo Design Museum, de Londres. A cantora Gaby Amarantos também participa para falar sobre diversidade e inclusão na moda no sábado.

No mesmo dia, o projeto Coletivo Criativo, que ajuda pequenos empresários a se inserirem no mercado com capacitação e consultoria, realiza desfile com produções de empreendedores locais. No domingo, serão realizados mais desfiles.

Já na segunda, último dia de evento, ocorrerá a tradicional feira com 10 mil pontos comerciais. Lojistas, produtores, estilistas e pessoas ligadas à cadeia de produção da moda em geral também vão ter a oportunidade de participar de oficinas de criatividade, trabalho colaborativo, gestão de pessoas e negociação e merchandising, entre outras realizadas pelo Sebrae e o Senac de sexta a domingo. Mais informações estão disponíveis no site do

CULTURA

Todos os dias após as palestras e desfiles, os visitantes vão poder curtir atrações culturais gratuitas na área externa do centro de eventos. Além de falar sobre moda, a cantora Gaby Amarantos vai apresentar seu novo show Sou + Eu. Outras atrações são os cantores Vitor Kley, Renato Marinho e Julia Costa e as bandas Sertão Regado e Decentes do Forró.

Outra atração é uma cúpula de imersão onde o público vai poder conhecer a história do polo de confecções do Estado e conferir um vídeo em 3D com um passeio virtual pelo Moda Center Santa Cruz em um dia de feira. Lá, também serão instaladas redes de descanso.

Fonte: JC