Montadoras sul-coreanas vão colocar painéis solares no teto de seus veículos

Com o objetivo de diminuir a emissão de poluentes e aumentar a autonomia e eficiência de seus veículos, as montadoras sul-coreanas Hyundai e Kia divulgaram a decisão de instalar painéis solares em alguns modelos de carros. As fabricantes pretendem implantar a tecnologia a partir de 2020, primeiramente em veículos híbridos e elétricos.

A companhia está desenvolvendo o projeto que terá três modelos de painéis solares e sistemas de carregamento. Estes painéis solares serão montados nos tetos ou capôs dos veículos. Os veículos híbridos equipados com painéis solares terão a capacidade de recarregar cerca de 30% e 60% da bateria interna em um dia com bastante sol.

Os painéis solares da primeira geração serão de silicone. O segundo projeto trará um painel solar semitransparente, instalado como um teto solar. Este segundo sistema poderá carregar carros elétricos e até mesmo os movidos a combustível. No entanto, o terceiro modelo de painel solar para veículos está em fase de testes; neste modelo, as placas solares ficarão instaladas na lataria do capô, porém, ainda não há muitas informações sobre a recarga e autonomia delas.

Os três sistemas contam com painéis solares capazes de gerar até 100Wh de energia. Em geral, a eficiência dos carregamentos depende muito da condição climática. A energia acumulada reduz diretamente a emissão de gases poluentes, além de aumentar a economia com combustível.  Segundo o responsável do departamento de engenharia do grupo Hyundai, os painéis solares são apenas uma das muitas tecnologias geradoras de eletricidade que será introduzida nos veículos das marcas.

Outros carros, como modelos do Prius Prime do Japão, foram equipados com painéis criados pela Panasonic. Ou seja, esta tecnologia está avançando e, em um futuro próximo, muitas outras tecnologias que envolvem a energia solar, como, por exemplo, carregamento de baterias, serão instaladas em veículos. Os carros, atualmente, consomem energia, mas utilizando a energia solar como alternativa, eles podem se transformar em uma solução para geração de energia.

Os carros movidos a energia solar já são realidade e podem se tornar tendência! A cada ano que passa, diversas montadoras criam modelos-testes para realizar melhorias nos protótipos com a intenção de lançá-los no mercado com um funcionamento cada vez mais eficiente. As baterias dos carros elétricos logo poderão armazenar energia dos painéis solares para residências, uma tecnologia muito promissora! Outra tecnologia que está sendo desenvolvida é o carregamento simultâneo de baterias enquanto veículos elétricos se movimentam.

Você já pensou em ter um carro elétrico ou movido por placas de energia solar? Além de cortar gastos com combustível, essa alternativa contribui diretamente para a preservação do meio ambiente, uma solução sustentável que será incluída mundialmente.

Para saber mais sobre os benefícios da energia solar fotovoltaica e placa solar, continue acompanhando o conteúdo do nosso blog. Nós, do Portal Solar, temos o maior banco de dados com as empresas mais qualificadas do país. São dezenas de profissionais que trabalham com instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica com excelente custo-benefício. Solicite seu orçamento e simule um financiamento para energia solar!

Fonte: Portal Solar