Moradores pedem solução para aquecedores solares quebrados

Segundo eles, problema aconteceu após geada e se arrasta há 5 meses.
Prefeitura de Santa Rita de Caldas acionou Cemig para orientar população.

Moradores do bairro São Geraldo em Santa Rita de Caldas (MG) estão reclamando que pelo menos 45 moradias estão com os aquecedores solares quebrados. Segundo eles, o problema aconteceu aconteceu durante após uma forte geada na cidade e se arrasta há cinco meses.

Desde então, as casas que fazem parte do programa Conjunto Habitacional do Governo do Estado, estão com o sistema de aquecimento solar inutilizado. Motivo de transtorno para os moradores que estão pagando mais caro pela conta de energia elétrica.

“Todas as casas, uma média de 45 ou 46 casas, estão com os aquecedores atrapalhados. Já faz um bom tempo que estamos esperando, mas até agora ninguém veio e não deu satisfação nenhuma”, disse o pedreiro Sérgio dos Santos Barbosa.

“Se estivesse funcionando estaria bem melhor, porque a conta estaria baixa. Apesar que eu pago menos por causa do Bolsa Família e mesmo assim ainda está bem caro”, contou a dona de casa Luciana Lopes.

Orientação da Cemig

Em nota, a Prefeitura de Santa Rita de Caldas informou que já entrou em contato com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) solicitando orientações sobre o problema dos aquecedores solares. A informação recebida é que em todos os aparelhos há um número de telefone e que o morador deve ligar para solicitar a manutenção dos equipamento quebrado. A ligação é gratuita.

A Cemig comunicou ainda que, a prefeitura deverá acionar a companhia de energia, somente se a empresa responsável pelos aparelhos não puder prestar o serviço ao morador.

Mesmo problema

Em junho deste ano, as placas de aquecimento solar de algumas residências no Conjunto Habitacional em Campanha (MG) e Baependi (MG) também ficaram sem funcionamento. Nas duas cidades, os equipamentos foram danificadas por causa da baixa temperatura. Os problemas foram solucionados cerca de dois meses depois.

Fonte: G1