Oxford Mineração tem sistema de geração solar fotovoltaica da região do Planalto Norte

Empresa abriga 1.024 módulos fotovoltaicos monocristalinos, com capacidade instalada alcança 348 kWp, na cidade de Campo Alegre, em Santa Catarina

O maior sistema de geração solar fotovoltaica da região do Planalto Norte está instalado na usina de beneficiamento de argila da empresa Oxford Mineração, na cidade de Campo Alegre, em Santa Catarina. O empreendimento é formado por um conjunto de 1.024 módulos fotovoltaicos monocristalinos, com capacidade instalada alcança 348 kWp.

Segundo Olívio Linzmeyer, gerente da Oxford Mineração, a geração de energia solar fotovoltaica corresponde a 77% do atual consumo de energia elétrica da empresa. “O objetivo do Grupo Oxford, da qual a Oxford Mineração integra, é implantar gradualmente outros sistemas solares fotovoltaicos em suas unidades industriais de São Bento do Sul”, destacou Linzmeyer.

Para a implantação do sistema solar fotovoltaico, foram utilizados equipamentos da multinacional brasileira WEG. Já o projeto e a instalação ficaram a cargo da companhia pela Top Sun.

De acordo com Antonio Marcos Schroth, diretor do Grupo Oxford, a iniciativa integra a filosofia de trabalho da companhia, que atua baseada em design, tecnologia e sustentabilidade. “O uso de energia solar fotovoltaica, aliada ao gás natural e de outras práticas ecologicamente corretas, caracteriza a valorização de ações sustentáveis em todos os nossos processos”, destacou o executivo.

A Oxford oferece produtos e soluções para a vida das pessoas, transformando o dia a dia em momentos especiais. Fundada há mais de 65 anos, em São Bento do Sul (SC), a empresa possui linhas completas para cozinhar, servir, organizar, decorar, brindar e o mercado Gourmet, além, é claro, das argilas especiais da unidade de Mineração.

Com mais de dois mil funcionários nas suas unidades industriais e administrativas de São Bento do Sul (SC), Campo Alegre (SC), Pomerode (SC) e São Mateus (ES), a Oxford atua no mercado a partir do conceito de sustentabilidade, que permeia todas as suas atividades, passando pelo compromisso com a qualidade e responsabilidade social. Suas peças são encontradas em lares de todo Brasil e em mais de 60 países.

A sustentabilidade é um dos pilares que guiam a Oxford na realização de todas as suas atividades, juntamente com Design e Tecnologia. Ações sustentáveis como o uso de gás natural e de chama oxidante em seus fornos, reaproveitamento de resíduos industriais e tratamento de efluentes fazem parte do processo produtivo. Nas unidades de mineração, a Oxford realiza ações de controle ambiental que proporcionam um manejo adequado nas frentes de lavra em atividade. Ao final da exploração de uma área, a empresa realiza a total recomposição do terreno em torno da mina, trabalhando para restabelecer as características naturais do ecossistema do local.

Fonte: Portal Solar