Painel solar: conheça as tecnologias que ajudam a preservar o meio ambiente

Energia fotovoltaica gerada a partir do painel solar tem a mesma função da energia elétrica.

O painel solar é uma fonte alternativa para geração de energia, ele é o principal componente para se criar uma energia limpa gerada de uma forma muito simples e gratuita, utilizando apenas a luz do sol.

Cientificamente falando, as células do painel solar são atingidas pela luz do sol, fazendo com que os elétrons dentro da célula se movimentam gerando uma corrente elétrica e fazendo com que as células se tornem fotovoltaicas. Essa energia fotovoltaica gerada a partir do painel solar tem a mesma função da energia elétrica, como por exemplo, acender as luzes dentro de casa e ligar eletrodomésticos.

A energia solar é uma fonte de energia limpa, ou seja, não gera nenhum tipo de resíduo ou gases poluentes que causam o aquecimento global ou o efeito estufa. Além disso, a energia solar pode ser considerada também uma fonte de energia renovável, pois para ela ser gerada utiliza-se de um recurso ilimitado, a luz do sol.

Além de ajudar o planeta por ser ecologicamente correta, a energia solar por meio dos painéis solares pode ajudar também o seu bolso, economizando de 50% a 95% na conta de luz. Ou seja, ao instalar o sistema de painéis solares, após alguns anos, ou até meses, o investimento feito na aquisição e na instalação acaba sendo pago pelo dinheiro que é economizado com a redução de gasto com energia elétrica. Além disso, um painel solar pode durar de 25 a 50 anos em média, fazendo com que um futuro sem poluição também resulte em economia para você.

Existem várias tecnologias que viabilizam a utilização de energia solar, dentre elas temos:

  • Vidros fotovoltaicos: São como painéis solares, mas com a aparência de vidros simples. Para isso, são instaladas pequenas lâminas de células fotovoltaicas de silício em vidros laminados ou duplos. Fazendo assim com que sejam facilmente instalados em fachadas de prédios e nas coberturas.
  • Telha solar: São painéis solares encapsulado dentro de um formato de telha comum. Hoje, ainda é perceptível a diferença entre um telhado tradicional e um telhado feito com telha solar, porém o intuito é aprimorar essa tecnologia para não ser mais possível discernir a diferença.
  • OPV: São painéis solares flexíveis, ou seja, é um filme plástico onde são impressas as células fotovoltaicas feitas de tinta à base de carbono, transformando a luz do sol em energia elétrica. A grande vantagem dessa tecnologia é por eles serem flexíveis e moldáveis, há uma variedade de possibilidades para a aplicação desses painéis, podendo ser aplicados em qualquer lugar, como em cima do carro, no guarda-sol na praia, na fachada dos prédios e etc.
  • Painel solar híbrido: Essa tecnologia além de ter a vantagem tradicional de um painel solar, pode também aquecer a água por meio da conversão fotovoltaica. Ou seja, pode conceder uma grande vantagem, em média 30% mais economia do que os painéis solares tradicionais.

A energia solar e a utilização de painéis solares vem crescendo muito por motivos econômicos e sustentáveis, e é esperado que em um futuro próximo essas tecnologias citadas tornem-se mais populares e atinjam grande escala comercial. Esperamos que sim, afinal nosso planeta agradecerá muito!

 Fonte: JRS