Parada de ônibus climatizada vai contar com placas de energia solar

Espaço na Rua Tiradentes, com sinal de internet, tomadas e bebedouro, vai servir de modelo para outros terminais a serem instalados em breve.

Apelidado de superparada, o novo terminal de ônibus da Rua Tiradentes, em Santa Cruz do Sul, vai ser autossustentável. Com a presença do prefeito Telmo Kirst (Progressistas), teve início ontem a instalação de placas para captação de energia solar na cobertura da estrutura. Serão quatro placas, o que, segundo a Prefeitura, vão reduzir o consumo de energia elétrica em 70%. Prevista para ser inaugurada na segunda quinzena deste mês, a parada será envidraçada e climatizada e contará com iluminação, sinal de internet e bebedouro, além de tomadas de energia e acesso para cadeirantes.

Segundo Telmo, as placas solares são a última etapa da obra. Atualmente, embora o embarque e desembarque de passageiros dos coletivos siga ocorrendo na parada que fica a alguns metros dali, muitas pessoas já vêm experimentando o novo espaço, que deve servir de modelo para outras paradas que serão instaladas nos próximos meses. Nessa terça, quando o prefeito chegou ao local, em pleno calor do meio da tarde, algumas pessoas aproveitavam o “geladinho” e carregavam seus celulares nas tomadas.

Fonte: Gazeta