Piratuba receberá maior complexo de produção de energia fotovoltaica do Estado

O anúncio foi feito nesta terça-feira (22), pelo empresário do setor de radiodifusão, Marcelo Corrêa Petrelli, Presidente Executivo do Grupo RIC Santa Catarina, que esteve reunido nas dependências da Prefeitura de Piratuba, com o prefeito Olmir Paulinho Benjamini – (Bile).

O projeto foi apresentado pela equipe de engenharia do Grupo RIC Santa Catarina, durante uma reunião com o Chefe do Executivo de Piratuba e equipes de diversos setores da administração do município.

O encontro foi acompanhado pelo secretário de Administração e Finanças, Giovani Gelson Meneghel, pelo assessor jurídico Celso Felipe Bordim, além do engenheiro Rafael Mafra e do gerente regional do Grupo RIC, Cristiano Mielczarski.

O investimento previsto, segundo Marcelo Corrêa Petrelli, é de R$ 12 milhões, com aporte do grupo investidor. Segundo o empresário, Piratuba foi escolhido pela equipe técnica por ser um município com forte incidência solar nos distintos períodos do ano.

O complexo que deve ser instalado em uma área rural, na região do Bairro Verde, é formado por painéis solares, compostos por células fotovoltaicas, feitos de materiais semicondutores. A geração de corrente elétrica ocorre quando os fótons (partículas de luz solar) colidem com os átomos do material do painel solar, provocando assim o deslocamento dos elétrons e por consequência a geração de corrente elétrica.

A montagem do sistema deve iniciar nos próximos meses, com previsão de início de operações para janeiro de 2020. A energia produzida em Piratuba deve entrar para o sistema e ser consumida pelas emissoras de televisão grupo de operações da Rede Independência de Comunicação – (RIC), em múltiplas regiões do estado.

Atual presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – (ACAERT), Marcelo Corrêa Petrelli, aproveitou a passagem por Piratuba para visitar o Parque Termal, onde concedeu entrevista para a assessoria de imprensa da Prefeitura de Piratuba e falou do futuro para a radiodifusão em Santa Catarina.

O projeto surpreendeu a equipe do prefeito Olmir Paulinho Benjamini (Bile), que deve apoiar a criação do complexo fotovoltaico em Piratuba, mantendo a tradição do município em geração de energia limpa e sustentabilidade. (Ernoy Mattiello/Ascom)

Fonte: Michel Teixeira