Porsche colabora com equipe alemã na mais disputada corrida para veículos movidos à energia solar

A equipe ‘Sonnenwagen’ (carro solar) da RWTH Aachen University é o único time alemão, este ano, participando da ‘Challenger Class’ na mais disputada corrida mundial para veículos movidos à energia solar. A Porsche está colaborando com esse ambicioso projeto através de apoio financeiro e técnico. “O uso sustentável de energias renováveis é um dos maiores desafios de nossa época”, afirma Andreas Haffner, membro do Conselho Executivo responsável pelas áreas de recursos Humanos e Assuntos Sociais da Porsche AG. “O desenvolvimento de um carro de corridas livre de emissões movido à energia solar por estudantes da RWTH Aachen representa um ambicioso empreendimento. Apoiar essa forma de pesquisa é muito importante para nós.”

Com visual futurista, o veículo de propulsão solar da equipe Sonnenwagen estará exposto nos próximos três dias no Nürburgring Boulevard. A 30ª edição do ‘Bridgestone World Solar Challenge’ ocorrerá na Austrália, entre os dias 8 a 15 de outubro. A corrida cobrirá 3.022 quilômetros ao longo da Stuart Highway, através do Outback australiano, uma região de clima desértico, entre as cidades de Darwin e Adelaide.

Andreas Haffner esclarece: “Queremos ter um papel ativo no desenvolvimento do futuro dos carros esportivos. Para isso, precisamos exatamente desse tipo de gente jovem, cheia de coragem e espírito pioneiro, ansiosa por quebrar os moldes. Esses são valores firmemente arraigados à cultura de nossa empresa.” A convite do fabricante de carros esportivos baseado em Stuttgart, Hendrick Löbberding, presidente da Associação Sonnenwagen Aachen e.V. e sua equipe principal já visitaram a Porsche Motorsport em duas ocasiões.

Na primeira vez que o grupo visitou o centro de automobilismo da Porsche em Flacht, os especialistas da equipe tricampeã de Le Mans passaram a metade do dia com os estudantes de Aachen, abordando temas como a carroceria do veículo, sistema elétrico, simulação, túnel de vento e organização de despacho via aérea, assim como gerenciamento da equipe. Durante a segunda visita, que coincidiu com a corrida do Campeonato Mundial de Endurance da FIA em Spa, na Bélgica, os jovens projetistas do carro movido a energia solar aprenderam tudo sobre observação climática profissional e estratégia de corrida. Essa combinação tem um papel fundamental no Australian Solar Challenge, já que o sol é a única fonte de energia disponível.

“Assim como nós, os estudantes de Aachen serão exigidos até o limite absoluto durante o desenvolvimento de seu carro de corrida. Os principais pontos envolvendo construção com baixo peso, refrigeração, eficiência, uma propulsão elétrica potente e a aerodinâmica correspondem às exigências de nosso carro vitorioso em Le Mans, o 919 Hybrid”, explica Andreas Seidl, diretor de equipe do Porsche LMP Team. A agenda da equipe Sonnenwagen para a próxima visita ao Centro de Desenvolvimento de Weissach, em agosto, prevê testes no túnel de vento.

Você pode acompanhar o progresso do projeto na página do Facebook da equipe de Aachen aqui. Para informações sobre a corrida, visite a página oficial do World Solar Challenge.

O apoio da Porsche ao projeto ‘Sonnenwagen’ é um entre os muitos concedidos pela empresa nas áreas de pesquisa, educação e promoção de talentos. A Porsche apoia muitas iniciativas desse tipo, incluindo a plataforma de carreira ‘Femtec’ para mulheres, a competição de design ‘Formula Student’ e o game de planejamento de negócios ‘Jugend gründet’.

Fonte: PlanetCarsZ