Portugal vai ter 14 novas centrais solares fotovoltaicas

De acordo com a informação do gabinete do secretário de Estado da Energia, Portugal vai ter 14 novas centrais solares fotovoltaicas.

Num investimento que rondará os 381 milhões de euros, sem custos para os consumidores, estas novas centrais traduziram-se numa capacidade instalada de 521 megawatts.

Ao todo serão 14 as novas centrais solares fotovoltaicas. De acordo com a informação do gabinete do secretário de Estado da Energia, neste processo, incluído na promoção de energias renováveis, as cauções pagas ao Estado pelos promotores totalizam seis milhões de euros.

Segundo a Lusa, atualmente o nosso país conta com 20.758 megawatts de capacidade instalada de produção de eletricidade, dos quais 5.313 megawatts correspondem a energia eólica e 291 megawatts são de origem fotovoltaica.

A parcela relativa à energia térmica e hídrica é de 8.287 megawatts e 7.108 megawatts, respetivamente. Os restantes 29 megawatts referem-se à geotermia.

O Governo revelou ainda que há 46 pedidos de licenciamento que se encontram presentemente em fase de instrução na Direção Geral de Energia e Geologia, o que equivale a 1.106 megawatts de capacidade instalada e um investimento potencial de 995 milhões de euros.

Fonte: pplware