Preço de painéis solares fotovoltaicos baixou 25% em 2018

Quem se preocupa com o meio ambiente e com o planeta que deixará para as futuras gerações sabe que a energia solar é uma das melhores opções para o mundo todo, pois, é uma energia renovável, que não causa mal a ninguém e ainda diminui muito a conta de energia elétrica.

Para receber energia solar em casa, empresa ou em qualquer outro local é necessário estar em um lugar com alta incidência de sol e adquirir os painéis que absorverão os raios solares.

Com o passar do tempo a energia solar ficará mais acessível para pessoas de diferentes níveis sociais, inclusive os painéis solares fotovoltaicos diminuíram apenas em 2018 os seus preços em 25%.

Preço de painéis solares fotovoltaicos diminuiu 25% neste ano

O preço médio dos painéis solares fotovoltaicos monocristalinos e policristalinos caiu 19,8% e 25,5%, respectivamente, nos três primeiros trimestres de 2018. Essa informação foi dada por uma empresa de pesquisa Energy Trend.

De acordo com o relatório realizado, se a produção de energia solar fotovoltaica ficar próxima dos valores que são praticados na China, no começo do primeiro trimestre de 2019…

OS PREÇOS DOS PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS MONOCRISTALINOS CONVENCIONAIS E POLICRISTALINOS DEVERÃO CAIR AINDA MAIS 2,8% E 9,8%, RESPECTIVAMENTE…

…durante nove meses compreendidos entre o último trimestre de 2018 até ao final do segundo trimestre de 2019.

Como resultado desta queda de preços que é difícil de ser sustentada na indústria e excesso de capacidade, espera-se que o mercado mundial de energia solar entre em uma fase de estagnação e veja uma consolidação adicional.

Espera-se que a procura total de energia solar fotovoltaica até 2018 atinja somente 86 GW, já que no ano passado, diversos promotores avançaram os prazos de instalação em projetos localizados na China, o que fez com que a procura de painéis solares fotovoltaicos desses projetos acontecesse um ano antes, em 2017.

Em termos de produção, aguarda-se que o fabrico de painéis e células solares fotovoltaicas alcance os 150 GW em 2018. De forma geral o problema de excesso de oferta tornou-se mais intenso e complexo, afirmou a empresa Energy Trend.

A procura por painéis solares fotovoltaicos mundialmente também está passando por alterações geográficas, pois, a Índia recentemente colocou 25% de direitos de salvaguarda em algumas importações, enquanto a União Europeia colocou fim aos preços mínimos dos produtos fotovoltaicos importados. Os painéis solares fotovoltaicos fabricados na china estão voltando para os mercados regionais, algo que antes estava proibido.

Num relatório que foi tornado público em agosto deste ano, a Energy Trend afirmou que os preços em toda a cadeia de fornecimento de energia solar estavam diminuindo ainda mais, no entanto existia a probabilidade de estabilização dos preços.

Fonte: Portal Energia