Projeto “Cinesolar” exibe filmes a partir da energia do sol no interior do RS

Van equipada com placa especial leva cinema e informação sobre fontes renováveis a várias cidades.

Cinesolar já realizou cerca de 670 sessões com a exibição de mais de 100 filmes, desde sua criação em 2013 | Foto: Murilo Durães / Divulgação / CP

O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, passará por municípios do interior do Rio Grande do Sul, até o final de dezembro. Nesta segunda-feira, estará em Carlos Barbosa, na Escola Municipal Prefeito José Chies, a partir das 14h30min. Às 19h, apresentará sessão de curtas, e, às 20h, projeção do longa “Fala Sério, Mãe!”, de Pedro Vasconcelos. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.

O projeto também promove a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são dadas informações sobre os princípios da energia solar, além de serem mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações no cotidiano.

Entre as cidades que integram o circuito da van estão Erechim (dias 14 e 15), Nonoai (dia 16), Alpestre (dia 17), Santo Augusto (dia 19), Campo Novo e Garibaldi (dia 20), Palmeiras das Missões e Santa Cruz do Sul (dia 21), Cruz Alta (dia 22) e Montenegro (dia 23).

Fonte: Correio do Povo