Projeto da Ufes vence desafio nacional de barcos movidos a energia solar

Alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) venceram circuito do Desafio Solar Brasil, um dos eventos mais importantes do Brasil na área de eficiência energética.

Estudantes da Ufes venceram evento em duas categorias — Foto: Desafio Solar Brasil/Divulgação

O Projeto Solares, desenvolvido por estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), venceu as duas categorias do Desafio Solar Brasil 2018 disputado em Búzios, no Rio de Janeiro, em setembro.

A competição nacional de barcos movidos à energia solar contou com a participação de 19 equipes de quatro estados brasileiros. Essa foi a 1ª vez que a equipe capixaba disputou o torneio.

Com o tempo de 4h10m01s, o projeto venceu na classe catamarã, categoria inicial da disputa que conta com o maior número de barcos.

Já o segundo prêmio foi o de melhor oficina, com a apresentação para crianças do ensino fundamental do Projeto Girassol, que integra o Solares Social, área com ações voltadas para comunidades carentes do ES.

O objetivo do projeto desenvolvido pela equipe capixaba é estimular e popularizar novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável.

E, por ter conseguido juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas à energia solar, a embarcação da Ufes ficou no primeiro lugar do pódio.

Fonte: G1