Projeto europeu de soluções de irrigação fotovoltaica desenvolvido no Alentejo

O MASLOWATEN, é um projeto europeu de novas soluções de irrigação fotovoltaica de alta potência, do qual a Universidade de Évora é parceira.

Um total de 3 universidades, 7 empresas e 3 instituições de irrigação, de 5 países, estão a desenvolver uma tecnologia de bombeamento fotovoltaico no âmbito da irrigação, tecnologia que possibilita 30% de poupança de água, assim como uma redução dos custos de irrigação, entre os 50% e os 75%.

A tecnologia que visa evitar o consumo de eletricidade convencional, encontra-se instalada num sistema na Herdade de S. Barnabé e Vale de Calenas, em Alter do Chão (Portalegre).

O projeto MASLOWATEN é financiado pelo programa Horizonte 2020 para investigação e inovação, encontrando-se divido em duas partes e estendendo-se por 36 meses, tendo começado a 1 de setembro de 2015.

No próximo dia 22 de setembro, no âmbito do seminário Irrigação Fotovoltaica de Alta Potência, no Cineteatro de Alter do Chão, organizado pela Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora, o sistema poderá ser observado numa visita técnica guiada.

Fonte: Diário Campanário