Qual seria o retorno do investimento em energia solar?

Para entender melhor, a Engegrid apresenta algumas informações que podem tirar suas dúvidas.

Considerado um dos mercados que vem ganhando espaço e visibilidade no Brasil, a implementação da energia renovável traz bons resultados para o imóvel e para o bolso através da valorização na venda e queda dos valores na conta de energia elétrica. Para entender melhor, a Engegrid apresenta algumas informações que podem tirar suas dúvidas sobre o retorno de se investir em energia solar.

O que é a energia solar?

É a energia gerada pela luz do sol. Essa energia pode ser captada com equipamentos especiais e pode ser armazenada para ser utilizada.

Motivos para utilizar a energia solar

1 – Energia renovável

Por vir de uma fonte natural, o Sol, a energia solar é completamente renovável e sustentável.

2 – Economia

Produzir energia pura e sustentável traz muita economia, pois não será mais necessário pagar as taxas pagas às concessionárias de energia.

3 – Acessibilidade

A manutenção é simples e o processo está se tornando cada vez mais popular. Portanto, mais acessível a todos os públicos.

Como se dá o retorno do investimento em energia solar?

1 – Valorização do imóvel

O valor do imóvel aumenta quando possui um sistema fotovoltaico. Sua propriedade passa a ser mais bem vista e mais procurada.

2 – Redução da conta de energia e entrada de créditos

Além da economia no valor da conta, por causa da redução do consumo, a energia extra produzida gera créditos com as concessionárias de energia que podem ser utilizados por até 60 meses.

3 – Vida útil superior ao tempo de retorno do investimento

O sistema fotovoltaico pode ser considerado de baixo investimento se pensado em longo prazo. A vida útil dos equipamentos é demasiadamente grande, portanto, o valor investido retorna nos primeiros anos após a instalação e o sistema continua gerando economia por muitos e muitos anos.

Fonte: Jornal Fato