SP incentiva energia solar para depender menos de outros estados

Parceria entre órgãos públicos estaduais quer facilitar financiamento a projetos de geração de energia solar fotovoltaica de pequenas e médias empresas.

Incentivo é voltado para sistemas de mini e microgeração distribuída e de energia fotovoltaica (foto: asharkyu/shutterstock)

A Secretaria de Estado de Energia e Mineração e a Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista anunciaram um acordo para incentivar empresas de pequeno e médio porte a fazerem projetos para geração de energia solar. A intenção da parceria é facilitar o acesso ao financiamento de longo prazo para empresas de São Paulo.

As empresas deverão enviar os projetos de implantação de sistemas de mini e microgeração distribuída e de energia fotovoltaica para a Desenvolve SP, que enviará para uma curadoria da Secretaria de Energia responsável pela avaliação e orientação técnica dos projetos.

Com a medida, o governo paulista espera reduzir a demanda de importação de energia para consumo, que atualmente chega a 60%, segundo dados da Secretaria de Energia e Mineração. A Desenvolve SP também conta com outras linhas de financiamento, como a Economia Verde, que também permite crédito para compra e instalação de placas solares, aerogeradores e outros equipamentos para geração energia limpa.

Fonte: AECweb