Tesla dá energia solar a carros elétricos… da Renault

A Tesla já começa a ser conhecida tanto pelas suas instalações de produção e armazenagem de energia como pelos seus automóveis elétricos.

Neste caso, a empresa americana vai fornecer as suas Tesla Powerpacks ao projeto Smart Solar Charging, na cidade de Utrecht, na Holanda, onde as baterias vão ser usadas para acumular energia produzida por painéis solares, de modo a recarregar carros elétricos num estacionamento público, mesmo que não haja sol.

A LomboXnet, criadora do projeto Smart Solar Charging, ligou uma Tesla Powerpack, com uma capacidade dar armazenamento de 800 kWh, a um conjunto de 200 painéis solares montados sobre um parque de estacionamento. Estes 200 painéis transformam a luz solar em energia elétrica, gerando 400 kW, suficiente para fornecer energia a 20 pontos de carregamento para automóveis elétricos em simultâneo.

Enquanto o equipamento usado é da Tesla, os automóveis elétricos não são. A nova instalação foi inaugurada ao mesmo tempo que uma frota de 20 Renault Zoe, que foram todos carregados durante o dia e durante a noite, para demonstrar o funcionamento simultâneo da Tesla Powerpack e da estação de carregamento.

Esta nova expansão do projeto Smart Solar Charging faz parte dos planos das autoridades locais de Utrecht de tornarem a cidade mais eficiente até 2030. Até lá, a ideia é eliminar progressivamente a utilização de gás natural e de automóveis com motores de combustão. Também vão ser construídas 44 mil novas casas eficientes em termos energéticos.

Fonte: Motor 24