Um dos maiores parques solares fotovoltaico do mundo vai ser no Brasil

O segundo maior parque de energia fotovoltaico do mundo vai nascer ni Brasil e a localização escolhida foi o município brasileiro de Canindé de São Francisco, em Sergipe.

O parque solar do estado de Sergipe, ficará atrás do maior parque solar do mundo, o Golmud Desert Solar Park, na província chinesa de Qinghai, que é composto por 55 centrais solares e possui uma capacidade de 1.800 MW.

Sobre o segundo maior parque solar fotovoltaico

O projeto já foi aprovado e a licença para construção foi também entregue ao governador Belivaldo Chagas.

Este novo parque é uma proposta da Enesf – Energias do São Francisco, uma associação constituída por empresas e investidores que acreditam na força do poder energético do estado.

O novo parque parque de energia fotovoltaico de Sergipe é um projeto de energia solar que tem 1.200 MW de capacidade instalada, o que faz dele o maior projeto deste tipo no Brasil.

O investimento previsto para este parque solar é de aproximadamente € 1123 milhões de euros ($ 5.000 milhões de reais).

Os primeiros passos já estão em andamento:

  • Foi instalada uma estação de medição solar;
  • Foram alugados mais de 2,4 mil hectares de terreno;
  • O projeto básico de engenharia está já concluído.

Prevê-se que o parque seja finalizado o mais rápido possível. Inicialmente a primeira fase do parque conta com a construção de 600 MW, alocado ao leilão do governo federal, que se realiza em outubro, sendo depois iniciada uma expansão de mais de 600 MW, uma capacidade instalada de mais de 1.200 MW.

Fonte: Portal Energia