Uma solução econômica e renovável para a sua casa

SC aprovou isenção de ICMS para micro e minigeração distribuída que gerem até um megawatt.

Por Redação Engeplus

Uma ótima notícia para quem deseja gerar a sua própria energia elétrica, se livrar dos constantes aumentos das tarifas de energia e investir o seu dinheiro: Santa Catarina aprovou o projeto que concede isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para micro e minigeração distribuída que gerem até um megawatt.

A medida de isenção do ICMS surge como uma ótima forma de incentivo à geração distribuída, diminuindo o tempo de retorno do valor investido e tornando o investimento ainda mais vantajoso. Outra medida que facilita a compra são as linhas de crédito disponíveis. Com juros baixos e parcelamento a longo prazo, é possível igualar o valor da parcela com o valor antes pago na conta de luz. Desta forma o consumidor não precisa desembolsar um valor alto e, quando quitado o financiamento, só resta aproveitar a energia elétrica gerada sem custo.

Em um país como o Brasil, onde a energia elétrica fica cada dia mais cara, instalar um sistema fotovoltaico é um desejo em meio a sua população de mais de 80 milhões de consumidores de energia. Gerada através de uma fonte de energia limpa e inesgotável, a energia solar fotovoltaica tem como principais vantagens a rápida instalação, baixa manutenção, valorização do imóvel, independência energética (o consumidor fica livre dos constantes aumentos da tarifa de energia) e, de quebra, ainda contribui com o meio ambiente.

De acordo com a engenheira Mariana Orige, da União Energia, empresa criciumense especializada em projeto, venda e instalação de sistemas fotovoltaicos, “a aprovação da isenção do ICMS vem para tornar o investimento em energia solar fotovoltaica ainda mais atrativo, diminuindo o tempo de retorno do investimento. A expectativa é que mais empresas e famílias se sintam motivadas e vejam nos sistemas fotovoltaicos não só uma forma de economia mas também de investimento”, explica.

Fonte: Engeplus