Usina Solar Louisseville I

IMG_3164Com 4.590Wp de potência, a Usina Solar Louisseville I produz uma média mensal 550kWh de energia elétrica para o seu proprietário, desde junho de 2015. Talvez a primeira usina solar no Brasil instalada e homologada para funcionamento no topo (12º andar) de um edifício residencial, esta usina foi construída com 18 módulos fotovoltaicos de 255Wp da marca Yingli, e um inversor PHB-SS-4600, com estrutura metálica em alumínio perfilado modelo K2.

A Montagem

Temos especial orgulho deste projeto, pois ele requereu soluções inovadoras na montagem da estrutura de apoio. Ocorre que não era possível escolher-se a posição dos trilhos ao longo da usina, pois os caibros do telhado, onde poderíamos prender os trilhos, encontravam-se em posições bem definidas, porém inadequadas.

IMG_3136A solução foi uma estrutura dupla com trilhos verticais suportando trilhos horizontais que agora poderiam ter sua posição ajustada conforme nossa conveniência. O resultado foi uma estrutura sólida e confiável, com a vantagem adicional de deixar os módulos fotovoltaicos mais afastados do telhado, permitindo assim uma melhor refrigeração, principalmente nos dias mais quentes do ano.

A Segurança

Tomamos especial cuidado com os requisitos de segurança, garantindo que toda a estrutura estivesse adequadamente aterrada, conectando eletricamente todos os trilhos entre si, e aterrando toda a estrutura por um rígido cabo de 16mm2 conforme ditam as normas NBR5410 e NBR5419 (veja o detalhe das interconexões entre os trilhos na imagem abaixo).

IMG_3141Empenhamo-nos para que toda a montagem deste painel solar atendesse os mais os exigentes quesitos de qualidade e segurança. Mas caprichamos na estética também, produzindo uma estrutura harmoniosa e funcional. De fato, dadas as inerentes dificuldades e riscos de se trabalhar em grandes alturas, a nossa preocupação foi a de realizar uma montagem que não precisasse de qualquer manutenção, e que ainda assim mantivesse uma vida útil compatível com a vida útil dos módulos fotovoltaicos, isto é, para mais de 30 anos.

Temos confiança de ter atingido esses objetivos, e de ter entregue uma usina solar adequada às necessidades de nosso cliente.

IMG_3153